Nossas

Notícias

Lições da NRF 2022 para um líder, por Evandro Ferrer

Desde a minha primeira National Retail Federation (NRF), as expectativas são sempre grandes sobre as tendências tecnológicas e as soluções disruptivas encontradas por varejistas do mundo todo. Com a pandemia e a aceleração da transformação digital, o tema Web 3 e metaverso foi ainda mais esperado. Mas o que vemos consistentemente é a importância dos pontos comportamentais. 

Este ano, temas como propósito, cultura, sustentabilidade, diversidade e liderança nunca estiveram tão fortes e presentes nas palestras e painéis. Afinal, inovação, criatividade e adaptabilidade começam nas pessoas. Por isso, deixo aqui algumas lições aprendidas na feira deste ano para você, líder, aplicar no seu dia a dia e garantir o sucesso do seu negócio.

1) Tenha obsessão pelo propósito da sua empresa.

As pessoas fazem o que fazem por compartilharem dos mesmos valores, por se identificarem com a cultura organizacional e pelo impacto que elas podem gerar através do seu trabalho. Foque seus esforços em garantir que o propósito da empresa seja perpetuado diariamente em sua companhia desde as pequenas ações, passando por cada um dos projetos desenvolvidos pela empresa, até os objetivos de negócio e KPIs. Você verá que ser obcecado pelo propósito irá garantir alinhamento, comprometimento e engajamento de todos os colaboradores e, consequentemente, de seus clientes.

2) Coloque verdadeiramente as pessoas no centro da sua organização.

Pessoas trabalham para pessoas. É sobre gerar conexão. Por isso, leve a empatia a outro nível e saiba quem são os integrantes do seu time e o que eles estão lidando além do trabalho. Mais do que enxergar as pessoas é preciso ouví-las. Só assim você irá conhecer profundamente sua equipe e poderá colocar as pessoas certas nos lugares certos. 

3) Crie laços de confiança.

Neste ambiente de incertezas, as pessoas precisam de estabilidade. Seja transparente sobre o que sabe e o que não sabe. A transparência é o ingrediente chave para construir uma relação genuína de confiança.

4) Ensine as pessoas a errarem.

Para ensinar as pessoas a inovarem você precisa ensiná-las a falharem. Afinal, se as pessoas têm um medo mortal de falhar, elas nunca chegarão longe o suficiente para realmente inovar. Portanto, comemore os fracassos quando alguém da sua equipe se arriscar e não der certo e tire aprendizados para que a sua organização possa fazer uma outra tentativa e ter sucesso na próxima vez.

5) Tenha clareza mesmo quando você não enxergar a solução.

Defina em curtos períodos de tempo o que fazer, qual o problema a ser revolvido e qual será a métrica de sucesso. Teste a hipótese, gere sentimento de coletividade e provoque sua equipe a encontrar os caminhos sem ter respostas prontas. 

6) Tenha um time diverso.

Se você tem um time homogêneo em sua mesa de tomada de decisão, você certamente não está inovando e inovação é uma vantagem competitiva. Para chegar ao nível de excelência, você deve buscar pessoas distintas, com pensamentos distintos, com experiências distintas para enxergar o mesmo problema por diversos ângulos.  Lembre-se: a diversidade amplia a visão.                                                     

7) Faça parte da mudança.

O papel das empresas na evolução da sociedade é de colaboração em escala. Portanto, faça do ESG parte da estratégia do negócio e não dos resultados. Se você não tiver uma agenda forte de sustentabilidade hoje, você terá uma base de clientes cada vez menos endereçável, menos pessoas vão querer trabalhar para você e a probabilidade de você não estar aqui nos próximos anos será bastante alta. Mas faça de maneira genuína! Esteja diretamente envolvido nos processos de mudança para passar uma mensagem de verdade e comprometimento.

8) Por fim, tenha coragem.

Se você quer ser um líder influente e impactante no mundo de hoje, quer ousar ao criar estratégias para vencer, ensinar as pessoas a falharem, fazer parte da mudança, se envolver genuinamente com as pessoas e criar outros líderes, é preciso ter coragem para ser autêntico e verdadeiro. 

A verdade é que o centro dos negócios estão nas pessoas e não nas ferramentas. E essa é a principal tendência do varejo!

Outras

Notícias

  • A Pós-NRF Ancar 2024 foi um sucesso

    Pós-NRF 2024 contou com mais de 3 mil participantes em 9 cidades pelo país.

    Saiba Mais
  • Shopping Pátio Paulista lança o Programa “Meu Pátio”

    O “Meu Pátio”, programa de relacionamento do Pátio Paulista, promete transformar a experiência dos frequentadores

    Saiba Mais
  • Ancar Ivanhoe realiza evento para apresentar a seus lojistas as tendência do varejo para 2024

    Ancar realizará oito rodadas para apresentar aos seus lojistas as principais tendências do varejo debatidas no evento NRF, em janeiro, em Nova York

    Saiba Mais
  • Ancar assume a administração do Minas Shopping

    Depois de mais de um ano como sócia do Minas Shopping, a Ancar Ivanhoe assume a gestão do empreendimento e todo o seu complexo.

    Saiba Mais