Nossas

Notícias

O visionário por trás dos shoppings no Brasil

Rio de Janeiro, 10 novembro de 2021 - Sergio Andrade de Carvalho, nascido no Rio de Janeiro em 28 de maio de 1938, iniciou a sua vida profissional na empresa da família: o Banco Andrade Arnaud, uma das maiores instituições de crédito do país na década de 60. Em 1970, com apenas 33 anos, Sergio liderou a venda da instituição financeira impulsionado pela gestão moderna que ele e seu irmão, Raul Luiz, haviam imprimido ao negócio.

Reconhecido por sua ousadia e inovação e apoiado por seu irmão, Sergio fez a família alçar novos voos vislumbrando um novo negócio que ainda engatinhava no Brasil: os shopping centers. Em 1971, a família Carvalho se tornou acionista do Shopping  Conjunto Nacional através de um convite de Donald Stewart da Ecisa, uma das construtoras de Brasília. O empreendimento, que completa 50 anos em 2021, foi o segundo shopping center a ser inaugurado no Brasil.

Em 1972, nasce a Ancar Empreendimentos Comerciais. Capitaneada por Sergio e Raul Luiz, a empresa, que tinha uma filosofia consistente e arrojada, foi pioneira no lançamento de shopping centers em diversas capitais brasileiras.  Sempre com uma visão estratégica muito apurada, perfil associativo e ótimo relacionamento com sócios e parceiros, Sergio empreendeu em shopping centers sólidos que são benchmarks e líderes de mercado até hoje, como o Shopping Recife, em Pernambuco, o Shopping Center Iguatemi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e o Shopping Nova América, no Rio de Janeiro. Em 2006, a Ancar se associou à canadense Ivanhoé Cambridge, uma empresa líder global no setor imobiliário, e se tornou uma das maiores empresas de shopping center do país, com 24 empreendimentos em seu portfólio.

Durante sua trajetória inicial na indústria de shopping centers, Sergio junto com outros precursores, após participar de convenções da associação mundial de shopping centers (ICSC) e identificar práticas modernas e avançadas do negócio, fundou a Abrasce – associação brasileira de shopping centers. Certo do potencial de crescimento dos shoppings no mercado brasileiro e da capacidade de uma associação nacional pudesse reunir forças, normatizar, ensinar e divulgar conceitos e princípios de sucesso, Sergio foi eleito como primeiro presidente da instituição, cargo que ocupou por três vezes ao longo da sua carreira. Pela sua reputação e o reconhecimento internacional do sucesso da indústria de shoppings brasileira, Sergio foi ainda convidado para integrar o board of trustees do ICSC, sendo o primeiro latino americano no conselho da associação mundial, motivo de extremo orgulho.

Sucessão e Legado
Fruto do casamento com Lia Carvalho, com quem foi casado por 56 anos, os filhos Marcos, Marcelo e Mariana logo se juntaram ao negócio não sem antes terem trabalhado em outras empresas e vivido experiências internacionais. A importância de criar uma rede de relacionamento, estudar a fundo sobre o negócio, estar atualizado sobre novas técnicas para inovar constantemente foram valores passados para os filhos desde o início de suas trajetórias e que consolidaram a relevância e o reconhecimento da companhia capitaneada pela família.

Líder nato e extremamente habilidoso na gestão de equipes, Sergio iniciou o processo de sucessão da Ancar aos 60 anos, quando anunciou aos filhos que se aposentaria aos 65. Apesar das dúvidas de toda a família se de fato deixaria a função, em 2003, Sergio entregou a liderança da empresa aos seus dois filhos Marcos e Marcelo num modelo raro e bem sucedido de co-presidência, que se mantém até hoje. Aos netos e às próximas gerações da família Carvalho, fica o legado valioso de fortes valores, como respeito, humildade e transparência.

Fazendo a diferença
Não foi apenas o sucesso empresarial que fez de Sergio um homem notável, diferenciado, mas sobretudo a sua atitude humana, desenvolvendo ao longo da vida diversos trabalhos voluntários em apoio a instituições de caridade. Ao longo de sua trajetória, Sergio investiu tempo, atuando como voluntário e doando recursos para instituições como Casa São Luiz, onde foi presidente por cinco anos; Cruzada do Menor, hoje Rede Cruzada, instituição carioca que também presidiu e que atende a cerca de 600 crianças e suas famílias em regime de creche; e a construção de uma escola comunitária na Rocinha, no Rio de Janeiro; além de  mobilizar sócios, parceiros e fornecedores a participarem desta corrente do bem.

Sergio sempre defendeu que um shopping center tem um poder de transformação na comunidade que se insere, por isso propagava a ideia que cada shopping center era uma plataforma de desenvolvimento social e que deveria contribuir com as comunidades em que estava inserida. Baseado nestas premissas, ao inaugurar o Shopping Nova América, Sergio convidou os sócios do shopping a realizarem um projeto dentro do empreendimento, o projeto social Plantando O Amanhã, sob a gestão da ONG Rede Cruzada. Através da iniciativa, foi possível promover o desenvolvimento social e atendimento educacional a crianças, adolescentes, jovens e adultos de Del Castilho e seu entorno. Desde então, mais de 7.000 pessoas foram beneficiadas pelo projeto. O projeto Plantando o Amanhã  foi apresentado na ONU e condecorado com o Maxi Award, o Oscar da indústria de shopping centers, sendo reconhecido como o melhor projeto social do mundo dentro de um shopping center.

Sergio dedicou os últimos anos da vida à projetos sociais e deixou, construído junto com Dona Lia, fortes valores éticos e de generosidade à família. Aos amigos, deixa a memória de um homem alegre e apaixonado pela sua família, pela velocidade e pelo mar através de registros exibidos no Museu do Serjão, localizado em sua fazenda Águas Claras. 

 

 

 

 

 

Outras

Notícias

  • Minas Shopping agora é Shopping 5.0

    Os clientes do Minas Shopping podem, a partir de agora, conferir os benefícios do shopping 5.0

    Saiba Mais
  • A Pós-NRF Ancar 2024 foi um sucesso

    Pós-NRF 2024 contou com mais de 3 mil participantes em 9 cidades pelo país.

    Saiba Mais
  • Shopping Pátio Paulista lança o Programa “Meu Pátio”

    O “Meu Pátio”, programa de relacionamento do Pátio Paulista, promete transformar a experiência dos frequentadores

    Saiba Mais
  • Ancar Ivanhoe realiza evento para apresentar a seus lojistas as tendência do varejo para 2024

    Ancar realizará oito rodadas para apresentar aos seus lojistas as principais tendências do varejo debatidas no evento NRF, em janeiro, em Nova York

    Saiba Mais